Quando se anda de carro por um tempo, estaciona e desliga, o veículo emite um som. Esse barulho é do sistema de arrefecimento, que dá uma ventilada no motor. Ele controla a temperatura do motor a combustão dos automóveis. O sistema ajuda o motor a ter mais durabilidade, maior economia de combustível, mais desempenho e menos poluição.
Do sistema, fazem parte:
O líquido de arrefecimento é responsável pela troca de calor e é uma mistura de água e um aditivo. No momento em que ele passa pelo radiador, perde calor, ou seja, esfria; e quando passa pelo motor a combustão, ganha calor. Antes, nos motores antigos, preocupava-se apenas com dissipar o calor, que era eliminado pelo sistema de refrigeração. Hoje, os motores modernos aproveitam parte do calor que era dissipado. O líquido arrefecedor é misturado com o aditivo (coolant) para evitar o congelamento da água nas regiões mais frias e a corrosão do sistema.
A bomba d'água tem por função proporcionar a circulação da água em todo o sistema. O ventilador serve de auxílio para o resfriamento da água no momento em que ela passa pelo radiador. As mangueiras fazem as conexões do sistema arrefecedor. A válvula termostática bloqueia ou desvia o ciclo do líquido para que o mesmo não passe pelo radiador quando o motor não estiver funcionando.
O sensor de temperatura gerencia a temperatura de trabalho do líquido de arrefecimento e informa o módulo de injeção eletrônica e para os indicadores de temperaturas. O tanque de expansão vai abastecer o líquido de arrefecimento e controlar o nível do sistema e a tampa do tanque irá controlar a pressão do sistema, bem como a tampa do radiador. O motor precisa estar em temperatura ideal de trabalho. Nesse caso, entra em ação a válvula termostática para a regulação da temperatura.
O sistema de passagem de ar forçado é responsável por forçar a passagem de ar no radiador quando o carro estiver em baixa velocidade.
O líquido de arrefecimento circula pelo sistema forçado pela bomba até atingir sua temperatura ideal de funcionamento. Enquanto esse processo não ocorre, a válvula termostática impede o fluxo da água para o radiador. Alcançada a temperatura ideal, parte do fluxo será conduzida para o radiador através da válvula termostática e ela iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.
Quando seu veículo apresentar o motor acima da temperatura ideal com o ar condicionado ligado é possível que existam alguns defeitos nesse sistema:
1) Falta de aditivo no sistema, ou o radiador pode estar obstruído. É provável, também, que a válvula termostática esteja funcionando de forma incorreta; a ventoinha pode não estar funcionando.
2) O motor demora a funcionar ou não atinge a temperatura ideal significa problemas na válvula termostática; é possível que o motor não tenha a válvula, ou que ela esteja travada na posição aberta.
3) Se há vazamento de líquido pelo tanque de expansão, significa que tem excesso de líquido no tanque de expansão ou o mesmo apresenta defeito. Do contrário, se o nível de água abaixa constantemente, quer dizer que o sistema apresenta vazamento em algum local.
4) Um borbulhamento no tanque de expansão ou o consumo excessivo de água mostra que o cabeçote está com falta de torque. O vazamento de gases do cilindro para as galerias de água é devido a algum problema causado por um super aquecimento.