sistema de rodagemO sistema de rodagem é constituído pelo conjunto de pneus, rodas e as válvulas de segurança. Os pneus são a parte de borracha que põe o automóvel em contato o com o chão. Não é aconselhável colocar outros pneus que não sejam de mesmo tamanho da fábrica. Por exemplo, se seu carro possui o pneu 165, de fábrica, por um modelo 185 traz certos prejuízos ao veículo. A válvula de segurança serve para manter a pressão dos pneus.

As rodas são feitas de aço ou liga leve e garantem a mesma segurança. Para o melhor desempenho do carro, é preciso fazer rodízios periódicos nos pneus. Aconselha-se o rodízio em intervalos de dez mil quilômetros. É importante calibrar os pneus, pois a prática gera mais segurança na hora de conduzir o veículo, além de reduzir o consumo de combustível.

Os pneus devem ser calibrados quinzenalmente e precisam estar frios – com no máximo três quilômetros rodados. Se, porventura, o pneu estiver com mais de três quilômetros rodados, deve-se calibrar com três libras a mais que o normal.

No caso do dinheiro não cobrir a compra dos quatro pneus e a condição financeira permitir a compra de dois apenas, não os coloque no eixo dianteiro. Pneus novos no eixo dianteiro fazem com que o carro perca o controle.