A suspensão é o sistema que dará aderência ao carro em contato com o chão. São componentes do sistema: as molas e o amortecedor. O conjunto de suspensão é responsável em dar o conforto ao condutor, uma vez que é para absorver as irregularidades do terreno e manter as rodas no solo. A estabilidade é outra característica do sistema, sem ele, seu carro corre o risco de capotar na primeira curva que fizer.
As molas servem para armazenamento de energia mecânica e são feitas de arame e aço temperado. Nas suspensões traseiras de veículos, usam-se as molas do tipo laminada. Os amortecedores controlam as oscilações da mola e mantém a roda em contato com o solo, estabilizando a carroceria do veículo e atua também na prevenção do desgaste excessivo da suspensão e pneus.
Curiosidades sobre o Sistema de Suspensão
Curvas e manobras são possíveis num automóvel por causa da direção. O volante é a peça que permite controlar o carro. Porém, existem outros elementos que ajudam na orientação dos veículos automotores. As rodas que giram são as dianteiras – salvo alguns tratores que movimentam as traseiras também.