sistema de transmissão do veículoA transmissão é o sistema que vai dar a tração para as rodas e movimentar o automóvel. Alguns veículos possuem tração traseira, outros, dianteira e também existem os de tração nas quatro rodas. Compõem o sistema de transmissão as principais autopeças, que são: semieixo, diferencial, embreagem e caixa de câmbio.

O semi-eixo é o eixo que une o diferencial à roda motriz. É uma barra que liga as duas rodas, em cada uma há um semi-eixo. A embreagem se prende ao volante do motor (parte que transfere o torque obtido no virabrequim para as caixas de velocidade) e recebe dele a rotação, a qual transmite para as engrenagens da caixa de câmbio. E essa transmissão é feita a partir do disco de embreagem.

O diferencial é uma autopeça responsável pela divisão do torque entre os semi-eixos do carro, independentemente de suas velocidades de rotação. Junto ao diferencial, está o eixo cardã, que é mais comum em carros com tração 4x4 e em motocicletas, pois fornece independência às forças motrizes. As engrenagens possibilitam o movimento do carro se movimentar para a esquerda e direita. E com o eixo cardã, os movimentos para frente ou para trás.

Quando a ré é engatada, o eixo cardã se move para os lados, esquerda ou direita, e o diferencial gira para trás. O diferencial é uma coroa dentada que ajuda no movimento. A caixa de câmbio vai tão somente transformar a potência do automóvel em velocidade, dando ao motor a força motriz necessária para diversas situações, como: subir uma rampa, manter uma velocidade em estrada plana, etc.